Tomam posse os novos conselheiros do CNJ

O vice-presidente da República, Michel Temer, representou a presidente Dilma Rousseff na posse de oito dos novos integrantes do Conselho Nacional de Justiça, em cerimônia realizada nesta terça-feira, no plenário do Conselho, no anexo do Supremo Tribunal Federal. Na nova composição do CNJ – que tem ao todo 15 membros, incluindo o presidente do Supremo Tribunal Federal – há agora quatro mulheres.

Ao encerrar a breve solenidade, o ministro Joaquim Barbosa deu ênfase a este fato, afirmando que “para se viver numa sociedade cada vez mais justa”, é preciso dar espaço crescente às mulheres, “que ainda são poucas nas instâncias superiores do Judiciário”.

O vice-presidente da República, Michel Temer, saudou os empossados em poucas palavras – “apenas para tornar oral a presença física”. Mas fez questão de ressaltar a missão e o trabalho do CNJ ao promover “transparência” cada vez maior do judiciário E acrescentou: “A transparência, valor excelso da Constituição Federal, transparece neste CNJ”.

Os novos conselheiros 

Tomaram posse nesta terça-feira no CNJ, para um mandato de dois anos, os seguintes conselheiros, aprovados pelo Senado Federal: a desembargadora do Tribunal de Justiça do Distrito Federal Ana Maria Duarte Amarante Brito; o juiz do Tribunal Regional Federal da 1ª Região Saulo José Casali Bahia; o advogado Paulo Eduardo Pinheiro Teixeira, representante da Ordem dos Advogados do Brasil; o consultor legislativo do Senado Fabiano Augusto Martins Silveira; o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT 4) Flavio Portinho Sirangelo; o juiz do trabalho Rubens Curado Silveira; a juíza titular da 2ª Vara da Família e Sucessões de Santana (SP), escolhida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, Deborah Ciocci.

O promotor de Justiça Gilberto Martins, que concluiu este ano mandato de dois anos como membro do CNJ, também foi empossado, pois foi reconduzido para mais um mandato. As outras duas mulheres da nova composição do CNJ, e que já tinham tomado posse, são a representante do Tribunal Superior do Trabalho, ministra Maria Cristina Peduzzi, e Gisela Gondim, a segunda representante da OAB.

No ESJUS ofertamos vários cursos de mestrado e doutorado para diversas áreas jurídicas, clique aqui e confira nossos cursos ofertados.

Fonte: http://www.jb.com.br/pais/noticias/2013/08/27/tomam-posse-os-novos-conselheiros-do-cnj/

Tags: No tags