A Católica de Santa Catarina, em Jaraguá do Sul, foi palco do I Colóquio Internacional do Curso de Direito. O evento ocorreu na última sexta-feira e foi conduzido por Ricardo Rabinovich-Berkman – diretor e professor do curso de doutorado em Direito da Universidade de Buenos Aires e doutor em Filosofia do Direito. O evento foi apoiado pelo Instituto Cassuli, de Jaraguá do Sul.

O tema “Da Bolsa à Vida: os Impostos na História dos Direitos Humanos” traçou um paralelo entre a separação entre o tratamento jurídico dado os direitos humanos e os assuntos que envolvem o patrimônio das pessoas. Ricardo destacou que, embora sejam questões de naturezas diferentes, os tributos tiveram uma grande importância na história dos direitos humanos e estão fortemente vinculados ao tema, mesmo sendo um bem material. Comentou que é comum as pessoas reagirem pior em situações que prejudicam o bolso do que em outros casos que afetam a vida.

O conferencista usou o case sobre a história dos impostos para mostrar que é importante o profissional do Direito ter uma visão integrada do mundo para conhecer os fatos de forma mais completa, indo além do que é aprendido em sala de aula. “Devem conhecer áreas fora do campo do Direito, como música, literatura e filosofia, entre outras, para serem pessoas mais criativas e críticas”, pontuou.

i-coloquio-internacional-do-curso-de-direitoFonte: http://www.catolicasc.org.br/