Brasileira cria método pra descontaminar água usando cascas de banana

Várias são as formas utilizadas na descontaminação de água, mas a pesquisadora Milena Boniolo soube como inovar, utilizando um material inesperado – casca de banana. A ideia surgiu depois que a brasileira viu na televisão que só as cadeias de fast food em São Paulo jogam fora 4 toneladas de cascas de banana.

Na altura em que soube desses valores absurdos, Boniolo já trabalhava com a descontaminação de água e então decidiu fabricar um pó feito de cascas e testar. A produção começa quando as cascas de bananas são colocadas em assadeiras, secam ao sol durante uma semana, e depois são trituradas. É esse pó que vai fazer ‘milagres’.

O objetivo da pesquisadora era encontrar forma de retirar o urânio da água contaminada, mas seu método acabou resultando na eliminação de outros metais, como o chumbo ou o níquel. O nível de descontaminação, segundo a criadora, é de mais de 65%, mas o processo pode ser repetido pra aumentar a eficácia.

No ESJUS ofertamos o curso de Mestrado em Estudos Ambientais, que é Ministrado pela Universidad de Ciencias Empresariales Y Sociales (UCES). O Mestrado tem uma carga de 540 horas divididas em quatro módulos quinzenais, que acontecem de seis em seis meses, nos meses de janeiro e Julho.

Fonte: http://www.hypeness.com.br/2013/07/pesquisadora-inventa-metodo-que-descontamina-agua-usando-cascas-de-banana/

Tags: No tags