CLIMA QUENTE PODE SER ALIADO CONTRA PANDEMIA

Por Flávia Rodrigues

 

É possível que a temperatura possa alterar a transmissão da COVID-19, pois à medida que ela aumenta, a estabilidade do vírus diminui. No entanto, é importante ressaltar que ainda estamos aprendendo sobre o vírus (SARS-COV-2). A infecção foi notificada recentemente, em dezembro de 2019, em Wuhan na China. Do ponto de vista técnico já dispomos de mais de 1000 artigos publicados sobre o assunto, mas ainda há muitos questionamentos a serem respondidos. Desta forma, não podemos assumir que o vírus não se disseminará em temperaturas mais altas, pois ainda não há nenhuma evidência científica até o momento que comprove esta hipótese.

Um estudo feito por Lipsitch et al. (2020), refere-se que o aumento da temperatura e da umidade não levarão necessariamente à diminuição do número de casos sem que haja a implementação de intervenções sanitárias adequadas. Em 2003, Duan e colaboradores demonstraram no modelo do coronavírus que leva a síndrome respiratória aguda grave (SARS) que a estabilidade do vírus parece ser relativamente forte no ambiente. Neste estudo, foi demonstrado que o vírus se  mantém estável a 4oC e 20oC, 37oC por no mínimo 2h sem que haja mudança na habilidade de infectar células mas não é capaz de infectar após 90, 60 e 30min na temperatura de 56oC. Por isso, a Organização Mundial de Saúde (OMS), recomenda que o melhor é não se começar a pensar que a pandemia acabará automaticamente quando chegar o Verão, este mesmo raciocínio se aplica ao caso do Norte de Minas Gerais.

 

 

Fonte:  RIBEIRO. Luiz. Clima Quente pode ser aliado contra epidemia. Jornal Estado de Minas. ESTADO DE MINAS, Minas Gerais, 16 de Março de 2020, p.14.

 

 

Bibliografia:

  • Duan SM et al. Stability of SARS coronavirus in human specimens and environment and its sensitivity to heating and UV irradiation. Environ. Sci, 2003.
  • Lipsitch M et al. Defining the Epidemiology of COVID-19. Studies needed. England. J. Med., 2020.
  • Organização Mundial          de          Saúde          (OMS).          WHO          – https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019
Tags: No tags