Membros da Associação dos Reitores das Universidades do Caribe e das Américas se reúnem no Panamá

Nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2020, o Prof. Cilas Rosa participou de mais uma etapa do Encontro dos Membros da ARCA – Associação dos Reitores das Universidades do Caribe e das Américas. Evento realizado na Cidade do Panamá – América Central.

A Presidência da ARCA neste pleito está a cargo do Dr. Jose Alejandro (UNICARIB – República Dominicana) e Dr. Mario Secchi (Instituto de Medicina de Rosário-Argentina).

Estiveram presentes, Reitores de Universidades dos EUA, Espanha, México, Guatemala, República Dominicana, Panamá, Costa Rica, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Argentina e Brasil.

Este encontro teve como objetivo concretizar: a) o Projeto para o Ranking Latino-Americano das melhores Universidades; criar uma Agência Acreditadora Institucional, com reconhecimento pelos organismos internacionais, como OEA, ONU, COMUNIDADE EUROPEIA, MERCOSUL e outros. B) Programas e Carreiras; c) Validação das Carreiras; d) Convênios, Redes e Associatividade dos membros.

Foram discutidos os critérios de avaliação das Universidades, a disseminação de políticas de cooperação e desenvolvimento dos métodos de ensino entre os membros da ARCA. Foram levados em consideração os seguintes critérios: Missão, visão, valores, liderança, governança, integridade e conduta ética, saúde financeira, operacional, tecnológica e das instalações, experiências, serviços e suporte para os estudantes, professores e colaboradores, eficácia educativa, qualidade e aprendizado, recursos, planificação e eficácia institucional.

Durante as muitas falas dos Reitores onde cada um apresentava os desafios presentes em seus países, transpareceu que há uma preocupação comum a todos sobre o futuro da educação, levando-se em consideração as transformações que os processos de educação sofrerão nos próximos anos, diante das novas tecnologias de comunicação e difusão da informação.

Ainda, muitos destacaram a influência do Brasil para toda a América do Sul, Central e Caribe. As transformações políticas, pelas quais o Brasil vem passando, estão sob observação e constante avaliação, o que desperta toda comunidade acadêmica para reflexões sobre os novos rumos direcionados pelos países das Américas.

O Prof. Cilas recebeu em nome da reitora do IESLA, Prof.ª. Dra. Sara M. A. G. Bernardes uma condecoração e o troféu ARCA.

 

Tags: No tags