NOTA OFICIAL

Em atenção às recomendações do Ministério da Saúde e demais órgãos oficiais do Estado de Minas Gerais, diante do avanço global do novo Coronavírus (COVID19), o Grupo Educacional IESLA-ESJUS vem através deste comunicado evidenciar para a sociedade as relevantes ações que vem sendo tomadas para se evitar a propagação do vírus no cotidiano de todas Unidades de Ensino existentes atualmente no Bairro Castelo e Montanhês em Belo Horizonte, e não menos importante também em Miami (EUA).

Primeiramente, foi criado um comitê composto por médicos infectologistas, profissionais da área de biossegurança, gestores e diretores com o objetivo de observar o cenário e acompanhar as iniciativas de monitoramento diante do Covid-19. A recomendação inicial foi a de reforçar hábitos básicos frequentes de higiene pessoal, como lavar as mãos e pulsos por 20 segundos com sabonete líquido ou usar álcool em gel. Além de, claro, adotar etiqueta respiratória ao tossir ou espirrar – cobrindo o rosto com o cotovelo e usar lenços de papel descartáveis.

Dentre as iniciativas planejadas está o reforço das medidas de biossegurança nas instalações, como a ampliação de estoque de álcool 70% para higienização sanitária, e a instalação de novos dispositivos de álcool em gel em pontos estratégicos da instituição.

O Comitê de Monitoramento do Coronavírus do Grupo Educacional IESLA reuniu-se hoje, 16 de março de 2020 para definir e articular novos encaminhamentos em termos das medidas e ações acerca da prevenção ao contágio pelo coronavírus e a transmissão da COVID-19.

As atividades administrativas ficam mantidas, uma vez que o Grupo IESLA-ESJUS espera que as ações de contenção sejam suficientes. Essa recomendação, porém, pode ser revista conforme a evolução do quadro e das determinações das autoridades sanitárias do Brasil. A boa notícia é que trata-se de uma doença que se pode controlar. E o clima tropical brasileiro favorece esse controle.

Ficam canceladas as viagens internacionais de docentes e funcionários, em função de atividades ligadas às faculdades do Grupo IESLA-ESJUS.

Quanto às atividades acadêmicas, em consonância com a resposta oferecida pelo CNE  à consulta realizada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), no dia 12 de março de 2020, a respeito da aplicabilidade de orientações às instituições de ensino superior, o Conselho Nacional de Educação (CNE) se posicionou em virtude da pandemia do COVID-19 (Coronavírus) e suas implicações na tomada de decisões e providências relacionadas ao cumprimento do calendário acadêmico e aplicabilidade do Parecer CNE/CEB n 19/2009, que aduz:

A determinação de que, para o ano de 2009, naqueles entes da Federação onde houve a necessidade de adiamento do retorno das atividades nas escolas públicas e privadas devido à pandemia da Gripe Tipo “A”, não seja necessário o cumprimento da determinação contida no inciso I do artigo 24 da Lei nº 9.394/96, qual seja, a de que, anualmente, seja necessário o cumprimento de atividades acadêmicas por, no mínimo, 800 (oitocentas) horas distribuídas em, no mínimo, 200 (duzentos) dias letivos.  (Vide anexo).

E em conformidade com as orientações do Ministério da Saúde, das autoridades de controle epidemiológico e orientações advindas do Ministério da Educação, o Grupo IESLA-ESJUS, entendendo a gravidade do momento, e consciente de sua responsabilidade em termos da contribuição para a imediata tentativa de controle da pandemia do coronavírus, decide:

Em relação às atividades acadêmicas no nível Graduação e Pós-graduação Lato Sensu,

  1. a partir dessa segunda-feira, dia 16 de março, e, pelo menos, até 21 de março de 2020, adota a Modalidade de Aulas a Distância, bem como o atendimento e orientação aos alunos por meio das plataformas de aprendizagem virtual, suspendendo todas as atividades curriculares presenciais até o dia 21 de Março de 2020;
  1. a CRA (Central de Relacionamento com o Aluno e o Núcleo de Apoio Pedagógico estará full timepara atendimento aos alunos via Área do Aluno ou via telefone e Aplicativo WhatsApp, através dos seguintes contatos: 0800 052 8800 e WhatsApp 31.9917-0461.

Para a Pós-graduação Stricto Sensu Internacional, permanecem confirmados e inalterados os módulos presenciais que ocorrerão nos meses de Abril e Julho de 2020. Essa recomendação, porém, pode ser revista conforme a evolução do quadro e das determinações das autoridades sanitárias do Brasil e dos países em que as universidades parceiras estão sediadas.

Atividades de Extensão, Seminários, Simpósios e Congressos ficam suspensos até 31 de Março de 2020. Os eventos agendados para datas a posteriori permanecem confirmados.

O Comitê de Monitoramento do Coronavírus se manterá em permanente trabalho de acompanhamento e indicando eventuais revisões das decisões mencionadas acima, conforme o desenrolar dos acontecimentos.

 

Belo Horizonte- MG, 16 de Março de 2020.

 

 

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR LATINOAMERICANO – IESLA

 

PROFESSORA DRA. SARA M. A. G. BERNARDES
REITORIA E PRESIDÊNCIA

 

COMITÊ DE MONITORAMENTO DO COVID-19

PROFESSORA SARA M. ALVES GOUVEIA BERNARDES
PROFESSOR JOAQUIM JOSÉ MIRANDA JÚNIOR
PROFESSOR BRUNO STEFANI
PROFESSORA KAREN SANTOS
PROFESSORA LUCIANA DA CONCEIÇÃO PINTO
FABIANO SANTOS JUNQUEIRA
PROFESSORA FLÁVIA FERREIRA ARAÚJO
PROFESSOR CILAS BERNARDES ROSA
PROFESSOR ALEXANDRE SIBALSZKY

Tags: No tags