Participação Dr. Joaquim no Congresso da ONU

Coordenador acadêmico da ESJUS, Dr. Joaquim Miranda, participou ativamente no 12.o. Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal, realizado em Salvador-BA, de 12 a 19 de abril.

O Congresso é promovido pela escritório do UNODC da ONU e se constituiu não apenas em importante foro para declarações políticas das nações, mas serviu essencialmentre para criar novas relações estratégicas; para compartilhar melhores práticas e experiências e discutir estratégias para combate ao crime organizado; informações sobre como alinhar e tirar proveito das convenções e tratados internacionais; competências para aplicá-los; interessantes formas de se agregar valor à atuação no combate ao crime, etc.

Entre os delitos sobre os quais houve mais intensa discussão alistam-se toda sorte de ameças do crime organizado internacional, o tráfico de drogas, o terrorismo, a lavagem de dinheiro, as agressões ao meio ambiente, o tráfico de pessoas, a corrupção, o contrabando de imigrantes, da propriedade intelectual e os crimes de internet.

Como estratégias tidas por eficazes e recomendáveis para todas as nações estão os enforços para uma melhor cooperação internacional, a formulação e aplicação de leis para uma severa punição penal dos criminosos, de métodos cuidadosos para a recuperação de ativos e descapitalização dos criminosos, envolvendo até mesmo confisco de riquezas não explicadas e não justificadas. Foi também alvo de acentuadas considerações um respeitoso e humanizado tratamento aos prisioneiros, inclusive instalações appropriates para mulheres e menores de idade e implantação de métodos de monitoramento eletrônico de sentenciados.

O Dr. Joaquim Miranda teve a oportunidade de compartilhar com representantes de outras nações as exitosas práticas que tem levado a efeito enquanto coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal do Ministério Público mineiro. O interesse dos ouvintes foi despertado especialmente em torno do tema da modernização das prisões, da política do método APAC e das tornozeleiras eletrônicas em implantação no Estado.

dr_joaquim_congresso_onu

Tags: No tags