Servidora da VEPMA lançará livro sobre a Origem do Homicídio

rosalia-dos-santos-ribeiro-1Com o apoio do Tribunal de Justiça do Amapá, através da Escola de Magistratura, a servidora Rosália dos Santos Ribeiro, que exerce a função de assistente social na Vara de Penas e Medidas Alternativas (VEPMA), irá lançar uma tiragem inicial de 100 (cem) exemplares do seu livro “Origem do Homicídio”, pela editora Edições Superiores. O livro deverá ser lançado na primeira quinzena de janeiro de 2016.

O livro “Origem do Homicídio” é resultado de cinco anos de estudo de um doutorado que foi feito em cooperação com Brasil e Argentina. A servidora informou que a EJUS (a Editora de Belo Horizonte da Escola de Justiça) propôs que transformassem o seu trabalho de conclusão em um livro. Para isso ela contou também com a participação do Desembargador Carmo Antônio de Souza, que realizou a correção e a orientou na elaboração do livro. A obra contém apresentação do magistrado.

“O livro trata de uma pesquisa de cunho filosófico, sociológico e também permeado pelo Direito sobre a origem do homicídio, ou seja, como teria surgido o homicídio na história da humanidade. Segundo registros de vários autores e também registros bíblicos, o primeiro crime que surgiu na história da humanidade foi o crime de Caim contra Abel. Com base nesse fato eu investiguei outros crimes cometidos na história da humanidade e o trouxe para a época atual, onde há análises de crimes que aconteceram há mais de dois mil anos, e como eles seriam tipificados nos tempos atuais”, explicou a autora.capa-frente-livro-a-origem-do-homicidio-por-rosalia-dos-santos-ribeiro-edicao-1-edicoes-superiores-1

A servidora obteve o grau de Doutora em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Del Museo Social-UMSA  em Buenos Aires/AR e também é Pós-doutoranda em Direito pela mesma Universidade. Um dos requisitos para obtenção do título é a publicação de uma obra científica.

-Macapá, 22 de dezembro de 2015-

Texto: Hugo Reis

Fotos: Vandy Ribeiro

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: TJAP Notícias

Flickr: wwwflickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

Instagram: @tjap_oficial

Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

Fonte: http://www.tjap.jus.br/portal/publicacoes/noticias/4498-servidora-da-vepma-lan%C3%A7ar%C3%A1-livro-sobre-a-origem-do-homic%C3%ADdio.html

Tags: No tags