
PRÓXIMAS TURMAS: INICIANDO EM 22 FEVEREIRO DE 2021 – MATRÍCULAS ABERTAS
AULAS PRESENCIAIS NA SEDE DE BELO HORIZONTE – MG
SOBRE O CURSO
O curso de Pedagogia do Instituto de Educação Superior Latino-Americano-IESLA, irá ajudar a nortear e a orientar pais, educadores, cuidadores, trabalhadores sociais e muitos outros, na educação diária dos filhos e dos jovens.
De tal forma, almeja um perfil do egresso para o curso com as seguintes características:
✓ Atuar, profissionalmente, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em fases diferentes do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
✓ Atuar na docência, promovendo o ensino e a aprendizagem de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano, de acordo com a competência do licenciado em Pedagogia;
✓ Atuar na gestão das instituições, contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico, projetos e programas educacionais em ambientes escolares e não-escolares;
✓ Atuar nas demais organizações da sociedade: o licenciado em Pedagogia está qualificado para exercer atividades de caráter educacional em empresas industriais e comerciais; hospitais, clínicas e organizações de recrutamento de pessoal; organizações sociais e religiosas, igrejas, ONGs, associações e sindicatos, entre outra.
CERTIFICADORA
IESLA
Instituto de Educação Superior Latino-Americano
TITULAÇÃO
Licenciado em Pedagogia
MODALIDADE DOS CURSOS E HORÁRIOS
Modalidade: Presencial
PÚBLICO ALVO
✓ – Professores;
✓ – Assistentes de ensino;
✓ – Trabalhadores sociais;
✓ – Trabalhadores residenciais de cuidado infantil e adolescente;
✓ – Trabalhadores de apoio familiar;
✓ – Jovens e trabalhadores comunitários;
✓ – Assistentes de berçário;
✓ – Pais;
✓ – Outros.
LOCAL DAS AULAS
IESLA – Av. Miguel Perrela 698 – Castelo – Belo Horizonte
PROCESSO SELETIVO
Vestibular Agendado
COORDENAÇÃO ACADÊMICA E CORPO DOCENTE
O corpo docente do IESLA é formado por pesquisadores, mestres, doutores e especialistas titulados por grandes escolas nacionais e internacionais.
Além da formação acadêmica, possuem larga experiência profissional relativa ao programa que se apresenta.
DIREÇÃO ACADÊMICA
Profª Drª Sara M. Alves Gouveia Bernardes
Possui graduação em Direito pela Universidade de Cuiabá (2004) e doutorado em Doutorado – Ciências Jurídico-Sociais – Universidad del Museo Social Argentino (2014),aprovada com nota máxima (SUMMA CUM LAUDE) e indicação de publicação da obra. Doutoranda em Direito Civil pela Universidade de Buenos Aires. Pós-doutora em Direito pela Universidade Nacional de La Matanza. Especialista em Direito de Família, MBA em Gestão de Negócios pela FGV (2007). Docente de graduação, especialização e mestrado em diversas instituições de ensino superior brasileiras e argentinas, e tem atuado como orientadora de teses doutorais; Coordenadora de graduação, Especialização e MBA; presidente e membro do Conselho Editorial de várias revistas científicas; orientadora de várias teses de doutorado já defendidas. Tem experiência em Docência do ensino superior, Educação, Psicologia, Neurociência e Direito. Autora e co-autora de livros jurídicos e de inúmeras publicações em jornais e revistas. Cofundadora e Presidente do IESLA – Instituto de Educação Latino-Americano e Diretora-presidente da ESJUS – Escola Superior de Justiça.
Atualmente, compõe o Comitê Acadêmico do novo Doutorado em Ciências Jurídicas da Universidad del Museo Social Argentino, junto com Marcos Córdoba, Mário Valls, Carlos Burger, Eugenio R Zaffaroni, Teodora Zamudio e outros.
Idealizadora de inúmeros projetos voluntários e filantrópicos em prol das crianças, adolescentes e da família.
COORDENAÇÃO ACADÊMICA
Profª Drª Sandra Maria de Morais
Professora e Mestre em Educação Tecnológica (CEFET-MG). Graduação em Pedagogia (UFMG). Experiência acadêmica e gerencial na área de Ciência da Computação e Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas, atuando nas disciplinas de Metodologia Científica, Projetos de Pesquisa e Estágio, TCC, Didática, Sociologia, Ética. Na pós-graduação lecionou Planejamento Pedagógico(PREPES-PUCMG), Pedagogia Empresarial (PREPES) , Ética e Psicopedagogia e Campos de Atuação Profissional(Direito Eleitoral e Psicopedagogia do UNI-BH). Especializações em Informática na Educação (IEC-PUCMG); Educação Tecnológica (CEFET-MG); Formação de Formadores na EJA (UnB); e, Gestão de Iniciativas Sociais (UFRJ/COPPE).
OBJETIVOS DO CURSO
II – Corroborar para o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, bem como de jovens e adultos sem oportunidade de escolarização na idade própria;
III – Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
IV – Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, por meio de domínio das tecnologias de informação e comunicação, com pertinência ao desenvolvimento de processos didático-pedagógicos, que se revertem em aprendizagens significativas;
V – Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões de diferentes naturezas;
VI – Compreender o processo de inclusão social de portadores de necessidades especiais, em diferentes níveis da organização escolar, de modo a assegurar seus direitos de cidadania;
VII – Desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
VIII – Realizar investigações que proporcionem conhecimentos sobre a realidade sociocultural em espaços não-escolares, visando o desenvolvimento de ações adequadas à formação de crianças e adolescentes, bem como realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos sobre propostas curriculares e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;
X –Incorporar em suas ações a concepção da necessidade de formação continuada;
XI – Analisar, refletir e aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes;
XII –Ter percepção de diferentes contextos interculturais e sócio-educacionais da região, a fim de atuar, profissionalmente, com adequação e com vistas à intervenção, contribuindo para a melhoria da qualidade de ensino, bem como contribuindo para eliminar preconceitos e exclusão social;
XIII – Identificar os processos pedagógicos que se desenvolvem na prática social concreta, que ocorrem nas instituições escolares e não escolares, e também fora delas nos movimentos sociais;
XIV – Equacionar os fundamentos das políticas públicas, em especial no campo educacional, e a partir delas intervir nas diferentes instâncias, de forma a eliminar a discriminação e a seletividade que impedem o acesso e o direito à educação;
XV – Vivenciar o trabalho pedagógico interdisciplinar, de forma investigativa, contribuindo para a construção de saberes e conhecimentos no campo educacional.
DIFERENCIAIS
Biblioteca Física e Digital atualizadas com frequência
Fundadores do IESLA são reconhecidos internacionalmente com títulos Doutores Honoris Causa
Corpo docente formado 100% por mestres e doutores
Revista acadêmicas com trabalhos dos alunos, visando à formação de um currículo de respeito
Curso com viés teórico e prático
Modernas salas de aula, equipadas com sofisticados recursos audiovisuais
PÓS CONCLUSÃO DA GRADUAÇÃO
VANTAGENS
PROGRAMA DE BONIFICAÇÃO
O programa “Bônus Muy Amigo” objetiva a premiação dos alunos regularmente matriculados em um dos cursos oferecidos pelo IESLA que indicarem parentes, amigos e pessoas relacionadas, para cursarem Mestrado e/ou Doutorado em uma das instituições parceiras do IESLA.
SEGURO SAÚDE VIAGEM
O IESLA, junto à Doctor Travel e a Assistcard, desenvolveu um seguro viagem exclusivo para os alunos do mestrado. Com o seguro o aluno terá total segurança na viagem por um custo muito baixo.
ESPANHOL GRATUITO
O IESLA propicia aos seus alunos outro grande diferencial, o curso de espanhol, totalmente gratuito, com carga horária de 40 horas/aulas, através do AVA IESLA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Todos os alunos matriculados em um dos cursos oferecidos pelo IESLA/ESJUS poderão realizar o curso gratuitamente no período de até 04 meses e receberão certificado após a conclusão do curso.
PASSAGEM AÉREA E HOSPEDAGEM
A Doctor Travel, empresa associada ao IESLA, se encarrega de oferecer pacote especial para passagens aéreas e hospedagem a preços imbatíveis. Além disso, a Doctor Travel disponibiliza atendimento personalizado em solo brasileiro para quaisquer situações supervenientes.
CAMPO DE ATUAÇÃO
✓ – A capacidade de ajudar as crianças e os jovens a sentirem-se nutridos e cuidados, com vista a melhorar as suas oportunidades de vida ;
✓ – Possibilidade de atuar em espaços escolares e não escolares (residências, por exemplo) com a intuição de promover a aprendizagem de sujeitos em fases diferentes do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
✓ – Gestão das instituições, visando à contribuição, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos pedagógicos e programas educacionais em ambientes escolares e não escolares;
✓ – Em escolas: o licenciado em Pedagogia estará qualificado para exercer a docência desde a educação infantil até as disciplinas pedagógicas para a formação de professores em nível médio, e também para exercer atividades de gestão institucional;
✓ – Na docência, objetivando o ensino e aprendizagem das disciplinas de: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física de modo a aplicá-las nas diferentes fases do desenvolvimento humano;
✓ – Nas demais organizações da sociedade, o licenciado em Pedagogia está qualificado para exercer atividades de caráter educacional em empresas industriais e comerciais hospitais, clínicas e organizações de recrutamento de pessoal;
✓ – Organizações sociais e religiosas, igrejas, ONGs, associações e sindicatos, entre outras.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
✓ 1 foto 3×4 (recente);
✓ 1 Cópia do Histórico Escolar do Ensino Médio;
✓ 1 Cópia do Certificado de Conclusão de Curso do Ensino Médio;
✓ 1 Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;
✓ 1 Cópia da Célula de Identidade;
✓ 1 Cópia do Título de Eleitor com as comprovações de comparecimento às últimas eleições;
✓ 1 Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
✓ 1 Cópia de Quitação com o Serviço Militar (para candidatos do sexo masculino);
✓ Original e/ou cópia do comprovante de residência.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1º SEMESTRE
- Filosofia da Educação I
- História da Educação I
- Sociologia da Educação I
- Comunicação e Expressão
- Tecnologia e Educação I
- Pesquisa da Educação I
- Práticas Pedagógicas I
2º SEMESTRE
- Fundamentos de Antropologia
- Psicologia da Educação
- Filosofia da Educação II
- História da Educação II
- Sociologia da Educação II
- Teoria Geral da Educação I
- Arte e Educação
- Práticas Pedagógicas
3º SEMESTRE
- Didática
- Teoria Geral da Educação II
- Psicologia da Educação II
- Linguagem e Educação Infantil
- Psicomotricidade e Movimento
- Cultura Regional: Brinquedos e Brincadeiras
- Práticas Pedagógicas III
4º SEMESTRE
- Alfabetização e Letramento
- Teoria Geral da Educação III
- Funcionamento da Educação Infantil
- Políticas Públicas, Legislação e Organização da Educação Básica
- Pensamento Lógico-Matemático
- Educação e Regionalidade: Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
- Práticas Pedagógicas IV
5º SEMESTRE
- Fundamentos e Metodologia do Ensino de História e Geografia
- Fundamentos e Metodologia do Ensino da Matemática
- Fundamentos e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa
- Fundamentos e Metodologia do Ensino da Natureza e Sociedade
- Práticas Pedagógicas V
- Estágio Curricular Supervisionado I
6º SEMESTRE
- Fundamentos e Metodologia do Ensino das Ciências Naturais
- Fundamentos e Metodologia do Ensino da Educação Física
- Estatística e Educação
- Fundamentos e Metodologia da Educação Inclusiva
- Fundamentos e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos
- Pesquisa e Educação II
- Práticas Pedagógicas VI
- Estágio Curricular Supervisionado II
7º SEMESTRE
- Gestão Escolar
- Fórum de Estudos de Caso II: articulação com a Educação Básica
- Educação de adolescentes e jovens em medidas socioeducativas
- Projeto Político Pedagógico: Elaboração e Desenvolvimento
- Currículo e Programas
- Práticas Pedagógicas VII
- Estágio Supervisionado III
8º SEMESTRE
- Educação e Gestão em Instituição Não Escolar
- Literatura infanto-juvenil: Oficina de Leitura
- Língua Brasileira de Sinais – Libras
- Fundamentos e Metodologia para a Docência no Ensino Médio
- Avaliação Educacional
- Fórum de Estudos de Caso II: articulação com a Educação Básica
- Práticas Pedagógicas VIII
- Estágio Supervisionado IV